Unidade PR: (41) 3287-1009 • Plantão 24h: (41) 9984-0025 | Unidade SC: (49) 3329-1125 • Plantão 24h: (49) 8402-2915

Metrologia Legal

Acreditação RBC

 

A Equilibrio Balanças e Serviços possui um Laboratório de Calibração acreditado pela CGCRE,  que atende aos requisitos da NBR ISO  17025 e demonstra ser competente para realizar atividades com confiança na área de pesagem.
A acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de laboratório de calibração que executam atividades de avaliação da conformidade.

Utilizamos padrões com rastreabilidade as referencias metrológicas mundiais da mais alta exatidão, estabelecendo vinculo com as unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI).

Através de seu sistema de gestão da qualidade acreditado à RBC, a qual representa o reconhecimento formal de competência como um laboratório para desenvolver resultados confiáveis segundo requisitos estabelecidos, transmite confiança aos clientes e facilita o comércio através das fronteiras diante da necessidade dos nossos clientes.


 

Metrologia Legal


Podemos entender a metrologia legal como sendo a responsável por medições, unidades de medida, instrumentos e métodos de medição para atender a exigências legais.

O principal objetivo da metrologia legal é o de proteger o consumidor no que diz respeito às unidades de medida para que se verifique de que o mesmo não está sendo lesado por desconformidades das medições e de seus instrumentos.

A metrologia legal tem supervisão do Governo e confere a confiança e transparência necessária através de teste imparciais. A exatidão da medição é fundamental para conferir credibilidade em assuntos relacionados a saúde, economia, meio ambiente e segurança.

Equilibrio Balanças possui Autorização do Inmetro para manutenção de balanças.

Em nosso país, as atividades da metrologia legal são uma atribuição do Inmetro, que tem também um papel fundamental para a uniformidade da sua aplicação no mundo, através de sua ativa participação no Mercosul e na OIML – Organização Internacional de Metrologia Legal.

Portaria n° 236/94, editada pelo INMETRO em 1994, é que regulamenta os instrumentos de pesagens. Essa portaria segue a Recomendação Internacional R76-1 da Organização Internacional de Metrologia Legal – OIML e estabelece diversos de requisitos aplicáveis aos instrumentos de pesagem em fabricação e em uso no Brasil.

Essa portaria coloca o Brasil na lista das principais economias mundiais que seguem critérios rigorosos de pesagem. A Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, que possui unidades em todos os estados do país, é o órgão responsável por realizar o controle e verificação dos equipamentos para assegurar que os consumidores não estão sendo lesados e nem estão colocando sua saúde em risco.